UltimaVersão: Stable: 0.50a | Beta: 0.50b
 Deutsch English Français Hebrew Chinese Traditional Spanish Italian Polish Lithuanian Estonian Danish Swedish Dutch (Netherlands) Portuguese (Brazil) Czech Portuguese - Portuga Russian Catalan Turkish Finnish Romanian Greek Serbian Chinese Simplified 




Get eMule at SourceForge.net. Fast, secure and Free Open Source software downloads

Portas HelpNAV

Geral

eMule é uma aplicação P2P, o que significa que muitos outros usuários irão se conectar ao seu eMule para enviar ou receber arquivos. Para isso, o eMule abre duas portas onde escuta as conexões de entrada ou pacotes.
Se você não usa um roteador, firewall pessoal ou qualquer coisa desse tipo então provavelmente não terá problemas e todos as conexões de entrada chegarão ao eMule, e você ganha uma "ID Alta" (e/ou o status "Aberto") e o Teste de Portas irá indicar que tudo está correto.
Se você usa um roteador, firewall, etc e ganha uma "ID Baixa" (e/ou status "Sob Firewall") e o Teste de Portas indica que seu eMule está fora de alcance, você deve configurar seu roteador/firewall para que eles permitam as conexões de entrada alcançarem o eMule. Por favor note que o eMule funciona com "ID Baixa" também, mas você terá várias desvantagens como downloads mais lentos, porque outros não se conectam facilmente a você.

Este é um guia geral de como abrir portas, mas como existem incontáveis tipos de roteadores, firewalls e NATs, nós não damos instruções passo-a-passo para o seu roteador ou firewall. Entretanto, nesta seção da ajuda você irá encontrar alguns modelos de roteadores com instruções detalhadas.
Estas intruções podem às vezes ajudar para outros modelos, mesmo que não seja exatamente o mesmo procedimento. Se você não tem certeza do que fazer você deve olhar o manual do seu roteador ou firewall onde explica como abrir portas, e com as informações deste guia, você deve ser capaz de dar ao seu eMule as portas abertas que ele quer :o)

Usando UPnP

Desde a versão 0.48a o eMule suporta UPnP (Universal Plug and Play), o que ajuda para configurar facilmente roteadores e firewalls que suportam UPnP. Se o eMule está habilitado para configurar o redirecionamento de portas com UPnP em seu roteador, você não precisa se preocupar com o redirecionamento de portas, porque o eMule fará isso para você. Para testar se UPnP está disponível em seu sistema, vá na página Conexões do menu Preferências (você pode reiniciar em "Ferramentas" =>"Assistente de Configuração do eMule" e clicar em "Configurar Portas usando UPnP").

Options Dialog

O eMule irá testar o UPnP e indicará se houve sucesso ou falha. Em caso de falha, leia a próxima sessão para aprender como configurar o redirecionamento de portas manualmente, caso contrário você pode terminar por aqui. Você pode desabilitar o UPnP a qualquer momento em Preferências => Conexões.

Como abrir portas

O eMule escuta em duas portas, que são selecionadas aleatoriamente no primeiro uso desde a versão 0.47c (versões anteriores usam as portas 4662 e 4672 por padrão). Você pode ver quais portas seu eMule pré-selecionou no menu Preferências (veja imagem abaixo). Você pode também mudar estas portas se você desejar, o eMule fica feliz com qualquer número de porta.

Options Dialog

As duas portas estão marcadas: A para TCP e B para UDP. Por favor note que os números serão diferentes em seu eMule, então verifique eles em Preferências e não use os números de exemplo da imagem. Agora você precisa abrir estas portas no NAT ou redirecionamento de portas em seu roteador ou firewall. Como você provavelmente encontrará vários campos para preecher, a tabela abaixo deverá ajudar aqui:

Name / Service Name: Apenas um nome para a regra, você pode colocar qual quiser. Eu sugiro usar "eMule_TCP"
Protocol / Transport Type: Selecione "TCP"
Public / External Port: Digite o número da porta que está marcada com um A na imagem
Private / Internal Port: Digite o número da porta que está marcada com um A na imagem (novamente)
Direction: Selecione "Incoming"
Private / Internal IP: Digite o IP que seu PC tem na sua rede local (LAN) (por exemplo 192.168.1.1). Não necessário para Firewall Pessoal.
Active / Forward / Enable: Selecione "Yes" ou algo parecido para habilitar esta nova regra

Após adicionar estas regras em seu firewall e/ou roteador, o eMule deverá estar habilitado a receber conexões de entrada, e ganhar uma "ID Alta". Você pode confirmar que tudo funciona como esperado clicando no botão "Testar portas". Se você ainda tiver problemas ou não entendeu alguma parte deste guia, você pode tentar encontrar ajuda em nosso fórum. Entretanto, por favor leia os guias e a ajuda neste tópico antes, desde que estes são os problemas mais comuns.

Opcional: Interface Web

Se você planeja usar o Painel de Controle Web para controlar seu eMule de qualquer computador que esteja ligado na internet, você deverá incluir a regra para esta porta também. Isto é completamente opcional e não é necessário para o eMule funcionar normalmente. Você pode encontrar mais informações sobre o Painel de Controle Web aqui. Então se você não planeja usar o Painel de Controle Web, apenas ignore esta sessão. Por outro lado, a tabela abaixo irá ajudar você a abrir a porta padrão para o Painel de Controle Web:

Name / Service Name: Apenas um nome para a regra, você pode colocar qual quiser. Eu sugiro usar "eMule_Webinterface"
Protocol / Transport Type: Selecione "TCP"
Public / External Port: 4711
Private / Internal Port: 4711
Direction: Selecione "Incoming"
Private / Internal IP: Digite o IP que seu PC tem na sua rede local (LAN) (por exemplo 192.168.1.1). Não necessário para Firewall Pessoal.
Active / Forward / Enable: Selecione "Yes" ou algo parecido para habilitar esta nova regra

Notas adicionais para usuários experientes

Em casos muito raros pode ser necessário abrir uma outra porta: Se seu roteador/firewall não suportar conexões stateful UDP (que significa que irá aceitar respostas para os pacotes UDP que você envia), você precisará abrir uma porta para os pacotes de resposta UDP dos servidores.
Isto não é necessário em muitos casos porque quase todos os roteadores e firewalls suportam os pacotes de resposta UDP e mesmo que você seja um dos casos onde isso não se aplica, você não irá notar muitas coisas, exceto que as fontes para arquivos raros serão encontradas um pouco mais lentamente e que a Pesquisa Global não funciona.
Para arrumar isso, você precisa primeiro selecionar uma porta, inserindo "ServerUDPPort=[SuaPorta]" na seção "eMule" do arquivo preferences.ini e abrir esta porta em seu roteador/firewall para tráfego de entrada UDP.


Last Update: 05.10.2008 0:44
Servidores
Portas, Firewalls & Rotea
 
Roteadores
Firewalls
  Portas
Informações Gerais
Configurando o eMule
FAQ
Solução de problemas
Características
  Guia para Principiantes
Guia de Rede
Ferramentas