UltimaVersão: Stable: 0.50a | Beta: 0.50b
 Deutsch English Français Hebrew Chinese Traditional Spanish Italian Polish Lithuanian Estonian Danish Swedish Dutch (Netherlands) Portuguese (Brazil) Czech Portuguese - Portuga Russian Catalan Turkish Finnish Romanian Greek Serbian Chinese Simplified 




Get eMule at SourceForge.net. Fast, secure and Free Open Source software downloads

Guia de Rede HelpNAV
Da liberação v.42.1 o eMule destaca duas redes diferentes- o servidor clássico baseado na rede eD2k e uma topologia completamente nova sem servidor baseado no Kademlia.
Em essência ambas as redes têm as mesmas funções. Ambas fornecem meios diferentes de descobrir outros usuários ou arquivos que você está querendo baixar.

Básicos
Identificação do arquivo
A todos os arquivos é dado um valor de hash. Este hash é uma combinação de números e letras para unicamente identificar o arquivo. Numerosos Nomes de Arquivos podem ser associados com um arquivo, mas isto não muda nada sobre o valor de hash do arquivo. Isto permite a cada usuário encontrar todas as fontes para um arquivo em particular não importando que nome cada usuário tenha dado ao arquivo.
Em adição, os arquivos são quebrados em partes de dados de 9.28 MB. A cada parte é também dado um valor de hash. Por exemplo um arquivo de 600 MB pode conter 65 partes. A cada parte é então dado um valor de hash. Então o hash do arquivo é criado destes hashes de parte para ser utilizado nas redes.

Identificando outros clientes
Tal como o hash de arquivo, cada usuário na rede obtém um hash de usuário permanente e único. Esta identificação de usuário é altamente assegurada por uma chave pública / particular para prevenir má utilização.

Baixando Dados
Isto é importante para compreender que o download atual no eMule não é afetado pela escolha da rede. A topologia de rede é unicamente relacionada a pesquisar por arquivos e descobrir clientes que são fontes para um arquivo.
Uma vez que uma fonte tenha sido encontrada, seu cliente contata ela. A fonte então reserva um lugar na fila para aquele download específico. Quando você alcançar o primeiro lugar da fila depois de uma certa espera você é intitulado para receber dados.

Servidor Clássico baseado no eD2k
Conectando à rede
A chave para esta rede é o servidor eD2k. Cada cliente deve conectar a um servidor para entrar na rede.
Quando conectando seu cliente a um servidor, o servidor checa para ver se outros clientes podem livremente conectar a seu cliente. Se sim, o servidor designa a seu cliente uma assim-chamada ID alta. Se a comunicação for bloqueada, o servidor designa a seu cliente uma ID baixa.
Depois que a ID é designada, o eMule enviará uma lista de todos os arquivos compartilhado ao servidor. O servidor soma os nomes de arquivos e valores de hash que você enviou para seu banco de dados.

Procurando por arquivos
Uma vez conectado à rede, o cliente pode pesquisar por palavras-chave em nomes de arquivos. Uma pesquisa pode ser global ou local. Se for uma pesquisa local (pesquisa somente o servidor em que você está conectado), será mais rápido mas irá ter menos resultados. Se a pesquisa for uma pesquisa global (pesquisa todo os servidores dentro da rede), isto tomará mais tempo mas terá mais resultados. Cada servidor verifica a palavra-chave em seu banco de dados local e retorna quaisquer nomes de arquivo (com o valor de hash) que combinar com a palavra-chave.

Descobrindo fontes para arquivos
Downloads podem ser adicionados pela função pesquisa do eMule ou um formato especial de link eD2k oferecido em muitos web sites.
Uma vez que eles estejam na lista de downloads, o eMule primeiro pergunta aos servidores locais (conectados) e então a todos os outros servidores na rede para fontes para aqueles downloads. O servidor procura pelo valor de hash do arquivo em seu banco de dados e retorna os clientes que ele sabe ter estes arquivos.
Fontes são outros clientes que tem pelo menos uma parte inteira (9.28 MB) do arquivo combinando com o hash.

Rede sem servidor do Kademlia
Conectando à rede
A única coisa necessária para conectar a esta rede é o IP e porta de qualquer cliente do eMule já conectado. Isto é chamado de Boot Strap.
Uma vez que um cliente esteja na rede, o cliente então solicita a outros clientes para determinar se ele pode ser contatado livremente. Este processo é muito parecido à checagem ID Alta/ID baixa nos servidores. Se você pode ser  contatado livremente, a você é designado uma ID (parecida com uma ID Alta) e dado um status "abre". Se você não pode ser livremente contatado, a você é dado um status "firewallado". Atualmente, usuários firewallados não são suportados e você então precisa conectar a um servidor. Suporte a firewall vai ser adicionado mais tarde.

Procurando no Kademlia
Nesta rede não importa o que você pesquisa. Seja uma pesquisa por nomes de arquivos, por fontes de um download ou por outros usuários, todo trabalho é quase o mesmo.
Não há servidores para guardar trilha de clientes e os arquivos que eles compartilham assim isto tem que ser feito por cada cliente participante da rede- em essência, todo cliente é também um pequeno servidor.
Já que todo cliente é identificado por um valor de hash único, a idéia do Kademlia é associar uma certa "responsabilidade" baseada neste hash. Cada cliente na rede do Kademlia trabalha como um servidor para certas palavras-chave ou fontes. O hash do cliente determina as palavras-chave específicas ou fontes.
Assim a meta de qualquer tipo de pesquisa é encontrar aqueles clientes que têm a responsabilidade do tópico de pesquisa atual. Isto é efetuado por um cálculo complexo da distância possível ao cliente alvo perguntando a outros clientes a rota mais curta para isto.

Resumo
Ambas as redes têm um conceito totalmente diferente para alcançar o mesmo: Pesquisar por arquivos e descobrir fontes para um arquivo. A meta principal da rede do Kademlia é ser independente de servidores e melhorar a escalabilidade. Servidores podem tratar somente uma certa quantia de usuários e um servidor grande deixar de funcionar na rede é severamente limitado.
O Kademlia é auto-organizado e direciona a si mesmo para a melhor performance possível contando com o número de usuários e suas qualidades de conexão. Portanto, isto é mais resistência para uma rede em larga-escala.

Aplicar à versão: .42a+
Última Atualização: 2004-02-27, Monk


Last Update: 28.06.2004 16:34
Servidores
Portas, Firewalls & Rotea
Informações Gerais
Configurando o eMule
FAQ
Solução de problemas
Características
  Guia para Principiantes
Guia de Rede
Ferramentas