ÚltimaVersão: Stable: 0.50a | Beta: 0.50b
 Deutsch English Français Hebrew Chinese Traditional Spanish Italian Polish Lithuanian Estonian Danish Swedish Dutch (Netherlands) Portuguese (Brazil) Czech Portuguese - Portuga Russian Catalan Turkish Finnish Romanian Greek Serbian Chinese Simplified 




Get eMule at SourceForge.net. Fast, secure and Free Open Source software downloads

Guia para iniciantes HelpNAV
1. Download e Instalação
Clica aqui para o download. Podes escolher entre o pacote com o instalador ou somente o executável numa pasta zipada. Extrai o conteúdo da pasta zipada para uma localização que tu queiras e inicia o eMule a partir daí.

Note:
Se usas o Windows98 podes receber a mensagem de erro oleacc.dll nao encontrado. Este dll faz parte do MS Sistema de Actualizações para Win98.

2. Preferências
Após o eMule ter iniciado vai em Preferências. De seguida serão descritas as configurações mais importantes. Se queres mais detalhes para as definições lê o FAQ todo

- Geral

Nick.
Escolhe um nick. Este http://emule-project.net nick é chato!

Associar o eMule aos links eDonkey
Para o eMule aceitar este web link especial, clica no botão . Se este botão está desactivado, o eMule já está associado.
- Conecção
O separador Conexão é o mais importante. Lê atentamente esta explicação
Assistente
Para uma rápida configuração podes usar o Assistente. Vai-te facilitar o início das configurações e ajuda-te a começar de forma correcta.
Preferences_24b_wizard.jpg
o Sistema Operativo
É recomendável usar um sistema operativo recente como o Windows 2000 ou o WindowsXP porque conseguem suportar múltiplas conexões, ao contrário do Windows 9x/ME
o Downloads
Esta opção vai afectar o número máximo de fontes por arquivo e não o número de ficheiros que podes baixar em simultâneo. Se tiveres muitos ficheiros no menu Transferências, mais baixo o número máximo de fonte por ficheiro será. Escolhe quantos ficheiros provavelmente terás na tua lista.
Nota:
Não adiciones muitos ficheiros de uma só vez. O valor das Fontes Encontradas no menu Estatísticas não deve ser superior a ~3000. Quando clicas 2x num download no menu Transferências e vês muitos users com (Demasiadas ligações), é porque excedeste o limite de ligações possiveis com a tua conexão.
o Tipo de conexão
Escolhe a tua conexão na lista. É muito importante escolher correctamente a velocidade da tua conexão. Caso a tua conexão não estiver na lista escolhe a opção Manual e insere os valores nas caixas respectivas. Não esquecer a diferença entre kiloBits/s [kb/s] e kiloBytes/s [kB/s]. 1Byte = 8bits
Clica em Aplicar e a parte da conexão já está!

- Directorias
Aqui poderás especificar a pasta para onde queres que os downloads terminados sejam enviados (Incoming Files) e a pasta para os ficheiros que ainda estão a ser descarregados (Temporary Files).
As pastas com um visto em Directorias PArtilhadas serão enviadas para a rede. Se quiseres partilhar multiplas subdirectoria usa a tecla CTRL e clica no quadrado da pasta relativa.

Nota:
Se estás a trocar do eDonkey2000 para o eMule usa as mesmas pastas Incoming e Temps que usavas com o eDonkey2000. Assim, os ficheiros serão automaticamente adicionados após o eMule ser reiniciado.

3. Servidores
Os servidores permitem-te acedeer à rede. Para tal, necessitas de uma lista de todos os servidores.
A maneira mais fácil de obter essa lista é actualizar o server.met por URL. Esta opção está no painel direito do menu Servidores. Vê aqui mais detalhes para actualizar a lista de servidores.
22b_en_update_servermet.jpg
São muitos os sites que nos oferecem bons server.met mas para um rápido começo copia este URL
http://ocbmaurice.dyns.net/pl/slist.pl?download/server-good.met

e cola no menu Servidores, do lado direito onde tem a caixa que diz "Actualizar server.met por URL" e é só depois clicar em Actualizar.

4. Conectar a um servidor
Depois de actualizares a tua lista de servidores clica no botão que se encontra no topo do lado esquerdo do eMule, para conectar.
Uma vez conectado, em baixo aparecerá a seguinte barra:

Importante:
Significa que tens HighID, o que é muito bom.
Significa que tens LowID... Poderás obter mais informações sobre ID, Firewalls, e Routers no FAQ.

Para conectar manualmente num servidor, basta ir no menu Servidores e clicar 2x no servidor pretendido. Os melhores servidores são aqueles que têm um Ping baixo e muitos utilizadores, que, consequentemente, terá muitos arquivos, como o caso do Donkey Server nº1 e nº2.
Para conectar manualmente na rede Kad, basta ir no menu Kad e clica no botão Ligar.

5. Ja está!

Agora podes começar a baixar pelo eMule, bastando ir ao menu Pesquisa e escolher o método Global, para pesquisar em todos os servidores, ou o método Kad, que pesquisa na rede Kad. Outros métodos não tão eficientes como os anteriores, são os métodos Servidor, que pesquisa no servidor em que estás conectado, e o FileDonkey, que pesquisa em sites web links eD2k.

6. Também importante:
o Ícones do eMule explicados
o Cores da barra de download
o QR - Queue Ranking
o Se quiseres uma boa velocidade nos downloads, baixa os ficheiros com muitas fontes. Ficheiros com menos de 100 fontes podem ser considerados "raros" e levam algum tempo pra completar. Portante, sê paciente!
o O eMule é rápido após estar um tempo ligado. Não esperes altas velocidades logo no início.
o Serás remonerado por partilhar.
Bons downloads com o eMule!


Last Update: 09.07.2006 16:43
Informação Geral
FAQ
The GUI
  Guia para iniciantes