UltimaVersão: Stable: 0.50a | Beta: 0.50b
 Deutsch English Français Hebrew Chinese Traditional Spanish Italian Polish Lithuanian Estonian Danish Swedish Dutch (Netherlands) Portuguese (Brazil) Czech Portuguese - Portuga Russian Catalan Turkish Finnish Romanian Greek Serbian Chinese Simplified 




Get eMule at SourceForge.net. Fast, secure and Free Open Source software downloads

Protocolo de Ofuscação HelpNAV

Introdução

O Protocolo de Ofuscação (Protocol Obfuscation) é uma função que esconde o protocolo que o eMule utiliza quando se comunica com servidores e outros clientes. Sem a ofuscação, cada comunicação feita através do eMule pode ter sua estrutura facilmente identificada como um pacote do eMule por qualquer observador. Se esta função estiver ligada, toda a comunicação feita pelo eMule aparecerá como dados aleatórios dificultando uma identificação automática. Isto ajuda em situações onde o protocolo do eMule é injustamente discriminado ou mesmo completamente bloqueado pelo provedor de internet através da identificação dos pacotes. Entretanto, é importante notar o que não se pretende com a Ofuscação: ela não irá aumentar seu anonimato, não lhe deixará invisível e não é uma proteção efetiva contra eavesdroppers. Lembre-se, também, que se o administrador da sua rede possui uma boa razão legal para bloquear o eMule (um provedor de banda larga, por exemplo), poderá trazer outras conseqüências indesejáveis. A Ofuscação está disponível para as conexões TCP e UDP da rede eD2k, TCP e UDP com os servidores e conexões TCP da Kad. Pacotes UDP da rede Kademlia ainda não estão sendo ofuscados.



Configuração

Por padrão, os clientes eMule a partir da versão 0.47b suportarão as conexões ofuscadas com outros clientes, mas não as requerirão deles. Se seu provedor de internet não estiver bloqueando o protocolo eD2k, você não precisará mudar nada e ainda assim estará ajudando os outros usuários que precisam da ofuscação. Entretanto, você terá as seguintes opções que poderão ser encontradas na aba Segurança:

Obfuscation Settings

Enable Protocol Obfuscation:

Se você acha que o eMule está sendo bloqueado, você terá que habilitar esta função. Sempre que possível o eMule irá utilizar conexões ofuscadas e pedirá que os outros clientes também as utilize quando conectados ao seu cliente. Ao se conectar com um servidor, primeiramente o eMule tentará estabelecer uma conexão ofuscada e somente fará uma conexão normal se a primeira tentativa falhar. No geral, não há desvantagem alguma em deixar esta opção habilitada, exceto um acréscimo insignificante do uso da CPU e o uso de alguns poucos bytes a mais. Portanto, usando essa opção você não estará fazendo nada de errado.

Allow obfuscated connections only:

Se você habilitar esta opção, o eMule irá estabelecer apenas conexões ofuscadas. Outros clientes que não estiverem suportando esta característica serão ignorados, as conexões de entrada que não forem ofuscadas serão rejeitadas e serão feitas conexões com os servidores somente no modo ofuscado. Você somente deverá escolher essa opção se você tem certeza que o protocolo eD2k está sendo completamente bloqueado na sua rede. Se este não for o seu caso, você perderá muitas fontes e a velocidade do eMule irá cair. Entretanto, se você sabe que o eMule está sendo bloqueado, então a habilitação dessa opção é recomendada, porque isto irá diminuir o disperdício de tempo, recursos e conexão.

Disable support for obfuscated connections:

Se, por algum motivo, você quiser desabilitar completamente a opção de ofuscação da conexão, você poderá escolher essa opção. Em geral, para a maioria dos usuários não há razão para fazer isto.



Interface Gráfica

O protocolo de ofuscação é transparente para os usuários, portanto você não irá notar muita diferença nas telas do eMule. Há alguns indicadores adicionados para saber o que seu eMule está fazendo:

Client Details

Você pode ver se os outros cliente suportam a Ofuscação abrindo a caixa de Detalhes do cliente e olhando a linha "Obfuscation". Se estiver em "Supported, significa que este cliente suporta ofuscação mas não será utilizada (se os dois escolherem para não utilizar esta opção, por exemplo), já se estiver "Enabled", significa que o outro cliente suporta esta opção e ela será utilizada ao realizar uma conexão com ele.



Symbol

Algumas vezes você verá uma chave no ícone do cliente como mostrado acima. Isto significa que a conexão com este cliente esta sendo feita utilizando o protocolo de ofuscação. Se não houver a chave não significa que o outro cliente não suporte esta opção, ele pode simplesmente não estar conectado com você neste momento.



MyInfo

Ao conectar com um servidor, o box MyInfo informará se está sendo utilizada uma conexão ofuscada ou não.


Last Update: 09.09.2006 19:42
Servidores
Portas, Firewalls & Rotea
Informações Gerais
Configurando o eMule
FAQ
Solução de problemas
Características
 
  Protocolo de Ofuscação
Servidor Web
Identificação Segura de Usuário
Pré-Visualizar Arquivos
MuleMRTG
Bate-Papo do IRC
Troca de Fontes
Filtragem de IP
Sistema de Créditos
Chaves de Linha de Comando
Categorias
Procurando por Arquivos
Assinatura Online
Amigos
  Guia para Principiantes
Guia de Rede
Ferramentas