UltimaVersão: Stable: 0.50a | Beta: 0.50b
 Deutsch English Français Hebrew Chinese Traditional Spanish Italian Polish Lithuanian Estonian Danish Swedish Dutch (Netherlands) Portuguese (Brazil) Czech Portuguese - Portuga Russian Catalan Turkish Finnish Romanian Greek Serbian Chinese Simplified 




Get eMule at SourceForge.net. Fast, secure and Free Open Source software downloads

Linksys BEFSR41 HelpNAV
Este guia presume que você tenha um roteador Linksys BEFSR41. Isto será razoavelmente parecido se você tiver outra versão do roteador Linksys como o 'sem fio' ou o 'firewall (BEFSX41) mas eu não estou seguro porque eu não tenho esses.

Eu estou usando o Windows XP Pro, mas essas instruções trabalham bem com o XP Home também. Usuários do Windows98 deverão olhar as instruções alternativas. As duas primeiras alternativas descrevem como configurar o roteador sem usar DHCP. Usando DHCP às vezes as coisas ficam confusas mas o Linksys oferece uma maneira de manter o DHCP via Inicialização de Porta

O alvo deste guia é mostrar a você como configurar seu roteador Linksys de modo que você possa usar o eMule. Há dois caminhos para fazer isto, ambos estão abaixo usando UPnP, ou usando o navegador. Essas instruções são longas e desenhadas para um propósito, de que esperançosamente assim você não se engane! Na realidade a coisa toda é realmente muito fácil uma vez que você entenda o funcionamento dela, assim por favor não se intimide por quanto longas essas instruções são.

Preocupação com a segurança com UPnP

Há alguns casos sérios de segurança com o Universal Plug and Play. Você deve ler sobre eles aqui.
Agradecimentos ao Monk por deixar-me saber sobre isto.

Para checar sua segurança você pode tentar algum dos testes em http://www.pcflank.com/ ou este teste em http://www.dslreports.com/scan/

Se depois de ler / testar você decidir prosseguir e desabilitar o UPnP então você precisará seguir minhas

instruções alternativas para configurar portas transmitindo sem o UPnP.

Ou, se você decidir que você está perfeitamente seguro então continue abaixo.



Instruções do UPnP do Windows XP

  1. O primeiro passo é certificar-se de que você tem uma versão recente do firmware para seu roteador. Firmware é o software interno do roteador. Você pode atualizar para a versão mais recente visitando a página de download da Linksys. Selecione seu roteador da lista, selecione o link do firmware, salve o arquivo e siga as instruções. Isto é bastante fácil e objetivo fazer, e é rápido.

  2. Uma vez que você tenha feito o passo anterior... No Windows, clique em Iniciar>Configurações>Painel de Controle> Conexões de Rede para abrir esta página:



    Compare o que você vê com a imagem, se você tem a entrada que diz Conexão Internet habilitada, você já tem UPnP instalado e o processo inteiro será mais fácil. O Windows XP já deve ter configurado tudo se você comprou seu roteador e ele já tem a versão do firmware 1.42 (?) ou mais recente instalada. Se você quer pular de qualquer modo então avance para o passo número 4 abaixo.

  3. Para instalar o Universal Plug and Play:

    1. Clique em Iniciar, clique em Painel de Controle, e então clique em Adicionar ou Remover Programas.

    2. Na caixa de diálogo Adicionar ou Remover Programas, clique em Adicionar/Remover Componentes do Windows.



    3. No Assistente de Componentes do Windows, clique em Serviços de Rede, clique em Detalhes, e então selecione a caixa 'Universal Plug and Play'. Você deve ver ' Cliente de descoberta/controle de dispositivos de gateway de internet' listado, marque a caixa de checagem para isto também - como eu fiz abaixo.



    4. Clique em OK, e então clique em Próximo no Assistente de Componentes do Windows. Pode ser necessário fornecer o CD de instalação do Windows XP.


      ( Eu encontrei esta informação em http://www.microsoft.com/windowsxp/expertzone/columns/crawford/02july22.asp)

    1. Usando seu navegador, vá para http://192.168.1.1/Passwd.htm e, como mostrado na imagem abaixo, certifique-se de que ' Serviços UPnP' estão habilitados:



    1. Clique em Iniciar>Configurações>Painel de Controle> Conexões de Rede. Clique com o botão direito em 'Conexão Local'. Selecione 'Propriedades'. Uma pequena janela aparece. No topo pressione em 'Avançado'. Certifique-se que o firewall do Windows XP está desligado como na imagem abaixo:

     

    1. Agora cheque novamente o passo 2 acima para certificar-se de que você tenha o UPnP trabalhando direito. Deve levar um tempo para a entrada do gateway de internet aparecer, seja paciente, espere alguns minutos talvez e cheque novamente se ele não estava mostrando quando você olhou, atualizar a janela freqüentemente faz ela aparecer miraculosamente.



  4. Agora que você tem o UPnP ligado e rodando e a porta transmitindo é realmente completamente simples...

    A primeira coisa a fazer é realçar a entrada para a conexão local nas conexões de rede como eu fiz na imagem abaixo:



    No lado esquerdo na seção detalhes você deve ver agora o endereço IP designado para o seu roteador como mostrado na imagem abaixo:

     ...neste exemplo ele é 192.168.1.100, anote mentalmente qual é o seu
  5. Volte à seção principal da página, clique com o botão direito em ' Conexão Internet' e então selecione 'Propriedades' no menu que aparece. Clique na guia 'Avançado'.

    Você verá esta janela:


    Clique em configurações, e então em 'Adicionar'. Isto é onde você especificará que portas o roteador necessita transmitir para o eMule trabalhar. Preencha os espaços em branco como abaixo, exceto no campo endereço IP substitua pelo endereço IP designado ao seu próprio roteador que você memorizou no passo anterior. O campo de texto 'Descrição do Serviço' pode ser algo que você goste - isto é somente para que você possa identificá-lo mais tarde... O "eMule" trabalha perfeitamente bem:


  6. Depois de clicar em 'OK' para salvar esta nova configuração, clique em 'Adicionar' uma vez mais para atribuir uma segunda porta. Uma vez mais preencha seu próprio endereço IP, digite "eMule" como a descrição de serviço, e copie os detalhes restantes como eles são mostrados abaixo. Então clique em 'Ok' para salvar as configurações:


  7. Você notará que você agora tem duas entradas do eMule, como na imagem abaixo:



    Clique em 'Ok' para salvar as configurações que você fez e saia. Isso é tudo o que há para fazer! Você informou a seu roteador para enviar o tráfego de entrada para as portas 4662 e 4672 em seu computador. Rode o emule e tudo deve agora funcionar.

 

Windows98 / Instruções alternativas / não usando UPnP

Esta é uma outra maneira para fazer tudo isto.
  1. Abra seu navegador web e digite o endereço: http://192.168.1.1 para acessar suas páginas de status do roteador. Digite sua senha, o nome de usuário é um campo vazio em minha máquina e isto está parecendo não importar... você MUDOU a senha padrão certo? Se não, então para seu próprio objetivo leia seu manual do linksys, e faça isto agora!

  2. Clique na aba DHCP no topo



    Então clique no botão rotulado ' Tabela de Clientes DHCP'. Você verá a janela abaixo aparecer:


    Olhe na coluna Client Hostname, encontre o nome de seu computador e memorize os últimos três números do endereço IP à direita dele. Neste exemplo o computador central cliente é 'Christopher', e os últimos três números do endereço IP é 100. Uma vez que você tenha memorizado estes três números então feche a janela.

  3. No topo da tela, no lado direito, clique na aba cor de laranja rotulada 'Advanced'. Você chegará na página 'filtros' - se você não deseja fazer nada aqui, ao invés disso clique na segunda aba adiante rotulada 'Forwarding'... e complete os detalhes como eu fiz abaixo. Exceto, é claro, que você precisa completar os últimos três números de seu endereço IP que você memorizou (ele pode ser 100 como o meu):



  4. No fundo clique em 'Apply' para salvar as configurações que você digitou. Agora seu roteador está configurado para tráfego de entrada para as portas 4662, e 4672 em seu computador. Feche a janela do navegador, e rode o eMule, ele deve agora funcionar!

Configuração com DHCP via Inicialização de Porta

  1. Abra seu navegador internet e digite o Endereço IP de seu roteador (o padrão é: 192.168.1.1). Digite sua senha (o padrão é: admin - mude isto!). Clique em 'Advanced'. Clique em 'Forwarding'.
  2. Na tela Forwarding você encontrará o botão Port Triggering. Clique nele e digite a configuração mostrada abaixo. Você pode ignorar a entrada do MSN quando configurando o eMule.



  3. Pressione 'Apply'.Ele deve agora permitir a seu roteador transferir pacotes do eMule para sua máquina sem a necessidade de Endereços IP específicos levando em conta DHCP ou máquinas múltiplas usando o eMule.

 

Grande respeito ao Violator por este guia muito compreensivo. Obrigado a ThRaShErUk pelo como fazer de Inicialização de Porta.

Last Update: 28.06.2004 20:36
Servidores
Portas, Firewalls & Rotea
 
Roteadores
 
  Geral
Solwise SAR-7x5 + Allnet ALL129
Lucent CellPipe 20A-GX-E
SMC Barricade 7004
Linksys BEFSR41
Cisco 677/678
Firewalls
  Portas
Informações Gerais
Configurando o eMule
FAQ
Solução de problemas
Características
  Guia para Principiantes
Guia de Rede
Ferramentas